Casa à Praça Santo Antônio

Sete Lagoas/MG

DescriçãoEssa Casa está situada à Praça Santo Antônio, nº 94, na cidade de Sete Lagoas. É de autoria desconhecida e, face à inexistência de documentação, não é possível compor uma cronologia de suas obras, presumindo tratar-se de uma construção da primeira metade do século XIX. Constitui um raro remanescente das soluções arquitetônicas rurais tradicionais. O esquema de planta e outros pormenores não configuram identidade muito próxima dos partidos típicos paulistas encontrados, por exemplo, em Amarantina e em Manso, em Minas Gerais. O prédio, denominado "Venda Grande" ou antiga "Fazenda das Sete Lagoas", é uma obra executada em madeira e taipa, com grande telhado derramado em quatro águas. À entrada, apresenta uma varanda entre duas colunas de madeira, com arestas chanfradas e muretas. O acesso à casa é feito através de portas largas, de vergas retas, como, aliás, todos os vãos. Sua planta apresenta partido retangular, verificando-se um acréscimo nos fundos, que desfigurou o diagrama primitivo da cobertura. No interior, possui numerosos cômodos, com pisos em tabuado, lajeado e tijoleira, e forros em esteira, em estuque e mesmo em telha vã.

Situação atual:Essa Casa pertence à Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e não mantém seu uso original. Atualmente, em suas dependências, funciona o Museu da Cidade. Em 1968, a edificação encontrava-se em ruínas, o que levou a sua restauração pelo IPHAN, em 1969, em convênio firmado entre a Prefeitura de Sete Lagoas e o MEC. De acordo com os dados de visita a campo realizada em 2003, esse imóvel encontra-se em bom estado de conservação.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 14 de agosto de 1968, processo nº. 588-T-58, inscrição n°. 415, constando do Livro Histórico, v. 1, p. 67.

Fotos do Bem: (6)

Plantas/Desenhos: (3)