Imagem de Santana de autoria do Aleijadinho

Ouro Preto/MG

DescriçãoA imagem de Santana encontra-se no interior da Capela de Santana, localizada no Povoado da Chapada, pertencente ao distrito de Antônio Dias, município de Ouro Preto. A autoria da imagem é atribuída a um dos oficiais de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho, e pertence à terceira fase de sua obra, entre os anos de 1791 e 1812. Trata-se de uma imagem em madeira esculpida, dourada e policromada, possuindo as seguintes dimensões: 80 cm de altura, 37 cm de largura e 40 cm de profundidade. Representa Santana sentada em cadeira de espaldar alto, pintada de vermelho, e, à sua direita, a Virgem Maria menina. A mãe veste túnica e manto bíblicos nas cores bege-ocre e a cabeça está coberta por véu branco. A filha traja túnica e manto em tons de azul e vermelho, com douramento na barra. Santana era mãe da Virgem Maria e avó de Jesus. Nossa Senhora de Santana é protetora da concepção e dos pardos, estando sua imagem presente nos quartos dos casais mineiros. É, também, padroeira dos mineradores, por ter trazido no seio a Virgem Maria, comparada ao ouro e às pedras preciosas. Chama a atenção do espectador a grande desproporção entre a figura da mãe e a da pequena filha. A menina foi esculpida separadamente, assim como o espaldar da cadeira. Apresenta desgaste na policromia. Os resquícios de douramento foram prejudicados pela remoção da repintura. A santa tem orifício para resplendor e a menina usa coroa de prata. A mão direita da Virgem é de confecção recente.

Situação atual:A imagem pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, estando sob jurisdição canônica da Arquidiocese de Mariana. Em 1961, a peça foi restaurada pelo técnico Jair Afonso Inácio, cujos trabalhos incluíram, principalmente, a retirada das sucessivas camadas de repintura, que cobriam a policromia original. Realizou-se, ainda, a remoção de um suporte de madeira acrescentado inadequadamente, com vistas a aumentar sua estatura em 10 cm. Provavelmente, na mesma época em que foi confeccionado esse suporte, foi feita a mão direita da Virgem, que permanece ainda hoje. De acordo com os dados de visita a campo realizada em 2003, essa imagem encontra-se em bom estado de conservação.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 14 de outubro de 1987, processo nº. 1162-T-85, inscrição nº. 588, constando do Livro Belas Artes, v. 2, p. 13.

Fotos do Bem: (34)