Igreja Matriz de São Bartolomeu
Ouro Preto/MG
DescriçãoA Igreja Matriz de São Bartolomeu encontra-se localizada no distrito de São Bartolomeu, nos arredores do município de Ouro Preto. De autoria desconhecida, apresenta planta retangular e compacta, composta por nave, capela-mor, sacristia e corredores laterais à capela-mor. Possui torres de seção quadrada e coro acima da nave. Sua estrutura autônoma de madeira tem vedações em adobe, já os corredores laterais e a sacristia apresentam vedação em alvenaria de pedra. A cobertura é em duas águas com telhas de barro do tipo canal, exceto as torres, que apresentam cobertura em quatro águas. O piso em tabuado corrido tem campas na nave e tijolos de barro nos corredores laterais. O forro é de madeira, sem pintura decorativa. Internamente, destaca-se o rico trabalho de talha dos retábulos. O adro é parcialmente cercado por um muro, com escadaria de pedra. As talhas dos altares, do coro e dos púlpitos são de madeira, assim como a estrutura e o enquadramento dos vãos. Destaca-se o sino, também construído em madeira. A Matriz de São Bartolomeu é uma das primeiras do Estado e está inserida em um dos mais antigos núcleos mineradores fixados em Minas.
Situação atual:Essa Igreja é propriedade da Arquidiocese de Mariana, e mantém seu uso original, que é o de servir ao culto religioso católico. Foram realizadas obras para a conservação do templo na segunda metade do século XIX. Em 1980, o IEPHA fez uma restauração parcial, incluindo a higienização do forro da nave. Em 2001, algumas peças de madeira no forro da capela-mor foram trocadas pelo IEPHA. O sino foi recuperado em 1997. De acordo com os dados de visita a campo realizada em 2003, esse imóvel encontra-se em bom estado de conservação.
Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 04 de março de 1960, processo nº. 604-T-60, inscrição nº. 453, constando do Livro Belas Artes, v. 1, p. 84.