Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Caeté/MG

DescriçãoA Igreja de Nossa Senhora do Rosário está localizada no Alto da Ladeira do Rosário, na cidade de Caeté, e data do início do século XVIII. A autoria da obra é desconhecida. Encontra-se implantada sobre um platô elevado, com um adro que contorna toda a edificação. Possui um cemitério ao seu redor, onde foi sepultado o Presidente João Pinheiro. A edificação apresenta planta em partido simples: nave, capela-mor, corredores laterais e sacristia ao fundo. A nave foi reconstruída em alvenaria de pedra, com cunhais, enquadramento dos vãos e guarnição do frontão em cantaria. O restante da construção é em taipa, com enquadramento dos vãos em madeira. O forro da nave apresenta pintura em perspectiva, típica de Minas Gerais no final do rococó. Os altares do arco-cruzeiro, com excelente conjunto de talha, bem como o altar-mor, encontram-se inacabados, mas seguem o estilo nacional português.

Situação atual:De propriedade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, essa Igreja mantém seu uso original, que é o de servir ao culto religioso católico. No entanto, devido ao precário estado de conservação do sistema elétrico e à existência de trincas e mofo nas paredes, as missas não ocorrem com freqüência.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 09 de maio de 1950, processo nº. 408-T-49, inscrição nº. 363, constando do Livro Belas Artes, v. 1, p. 73.

Fotos do Bem: (23)

Plantas/Desenhos: (1)