Passo de Nossa Senhora do Carmo

Sabará/MG

DescriçãoO Passo de Nossa Senhora do Carmo fica situado à Rua do Carmo, nº 205, na sede do município de Sabará. De autoria desconhecida, essa obra datada do século XVIII e apresenta partido retangular em seção única, com estrutura primitiva em adobe e reforços em tijolos. É coberta com telhas curvas, em duas águas. Apresenta, ainda, fachada com cimalha, cunhais, enquadramento da porta e pequeno óculo em madeira. O piso do entorno da edificação é em seixos rolados, possuindo soleira e degrau da entrada em pedra. Internamente, o piso é em lajotas e as paredes laterais são revestidas de madeira com pintura decorativa. O forro é abobadado, com pintura decorativa ao centro. É possível que tenha funcionado, em seus primeiros tempos, como capelinha autônoma dedicada a Santa Luzia, cuja imagem era venerada num pequeno altar ainda existente, em talha simples. A participação de Aleijadinho na ornamentação da edificação confere ao Passo um toque de dignidade e beleza sem limites.

Situação atual:Esse Passo é de propriedade da Arquidiocese de Belo Horizonte, e é utilizado para culto religioso. Passou por reformas em 1938, com reforço na estrutura autônoma de madeira, reaprumo das paredes com reforços em tijolos, complementação do piso e proteção contra infiltração de água pluvial. Em 1958, recebeu reparos na cobertura e na parede da frente. De acordo com os dados de visita a campo realizada em 2003, esse bem encontra-se em bom estado de conservação.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 09 de maio de 1950, processo nº. 408-T-49, inscrição nº. 367, constando do Livro Belas Artes, v.1, p. 74.

Fotos do Bem: (6)