Igreja de Nossa Senhora da Penha - Vitoriano Veloso

Prados/MG

DescriçãoA Igreja de Nossa Senhora da Penha localizada no distrito de Vitoriano Veloso, no município de Prados, próxima à cidade de Tiradentes. O nome do local foi dado em homenagem ao inconfidente Vitoriano Gonçalves Veloso. A obra, cujo autor é desconhecido, data da segunda metade do século XVIII. Trata-se de uma pequena igreja construída em pedra, com fachada simples e enquadrada por duas torres nos fundos. Encontra-se, ainda, no local, um cemitério em uso. Destaca-se a pintura de excelente qualidade no forro, representando uma ânfora no centro de uma composição com rocailles e motivos florais. A Igreja é considerada uma das mais ricas de Minas Gerais.

Situação atual:Essa Igreja é propriedade Irmandade de Nossa Senhora da Penha e mantém seu uso original, que é o de servir ao culto religioso católico Foi reedificada em 1873. A última intervenção ocorreu em novembro de 2002. No ano de 2003, o altar-mor foi restaurado. De acordo com os dados colhidos em visita a campo realizada em 2003, esse imóvel encontra-se em bom estado de conservação.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 27 de julho de 1949, processo nº. 383-T-48, inscrição nº. 323, constando do Livro Belas Artes, v. 1, p. 68.

Fotos do Bem: (29)

Plantas/Desenhos: (1)