Capela de São João

Ouro Preto/MG

DescriçãoA Capela de São João está localizada no Morro de Ouro Fino, freguesia de Antônio Dias, antigo Arraial de Ouro Preto. De autoria desconhecida, o edifício teve sua construção iniciada no final do século XVII. Caracteriza-se por fachada frontal simples arrematada por telha em beira-seveira, conformando um frontão triangular encimado por cruz ao centro e dois elementos laterais, em pedra. As janelas são do tipo guilhotina, com a presença, ainda, de um óculo central. O sino, localizado externamente, encontra-se na lateral direita da Igreja, junto a um acesso em mata-burro. Apresenta um pequeno adro de pedra, cercado por muro.

Situação atual:A Capela é de propriedade da Arquidiocese de Mariana e mantém seu uso original, que é o de servir ao culto religioso católico. A principal obra ocorrida na edificação compreendeu a reedificação das paredes da sacristia, em 1761. Outras intervenções aconteceram em 1855, 1878 e 1879. Em 1954, o IPHAN realizou serviços de revisão na cobertura e reparos em portas e janelas, além de limpeza e pintura. De acordo com os dados de visita a campo realizada em 2003, esse imóvel encontra-se em estado regular de conservação, necessitando reparos gerais.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 08 de setembro de 1938, processo nº. 075-T-38, inscrição nº. 250, constando do Livro das Belas Artes, v. 1, p. 43.

Fotos do Bem: (11)

Plantas/Desenhos: (2)