Obras de Talha da Capela da Fazenda da Jaguara - Retábulos e Púlpitos

Nova Lima/MG

DescriçãoEssa obra também é denominada Remanescentes da Capela da Fazenda da Jaguara, e é incorporada à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que está localizada à Praça Bernardino de Lima, na cidade de Nova Lima. A autoria do projeto é atribuída ao Aleijadinho, e, segundo fontes de pesquisa, sabe-se que a obra foi concluída por volta do ano de 1780, seguindo o estilo barroco. Fazem parte do conjunto: o altar-mor, dois altares colaterais, a tarja do arco-cruzeiro com dois anjos, um altar da sacristia, dois púlpitos e uma tribuna de coro. Na ornamentação principal do altar-mor, estão inseridas as figuras de Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo, representado por uma pomba.

Situação atual:Essas Obras de Talha, consideradas o conjunto de obras mais completo executado pelo Aleijadinho, encontram-se em bom estado de conservação.

Informações sobre o tombamento:Esse bem foi tombado em 19 de junho de 1950, processo nº. 429-T-50, inscrição nº. 370, constando do Livro Belas Artes, v. 1, p. 74, e processo nº. 429-T-50, inscrição nº. 277, constando do Livro Histórico, v. 1, p. 47.

Fotos do Bem: (30)